19 de ago. de 2013

Lagoa do Araçá sofre com o abandono

Moradores do local relataram à Folha de Pernambuco diversos problemas

05/04/2013 02:06 - NILTON VILANOVA Do FolhaPE

Fotos: Bruno Campos
UMA árvore caiu impedindo a utilização do escorrego
A Lagoa do Araçá, situada no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, enfrenta problemas que têm sido motivo de reclamações por parte dos mo­radores do local. Diversos danos estruturais podem ser observados em muitos pontos da lagoa, que foi revitalizada para ser um ambiente de lazer e prática de esportes, mas que, segundo depoimentos de moradores locais, têm sofrido com o abandono e o descaso.

A reportagem da Folha de Pernambuco foi até o local para constatar denúncias sobre a deterioração do espaço. Em um primeiro instante, o mau-cheiro é perceptível no entorno do espaço, onde dezenas de pessoas praticam caminhada ao longo dos 1,2 mil metros da pista de cooper. Vários brinquedos quebrados podem ser vistos nos parques, além de animais de rua que circulam em meio a idosos e crianças que frequentam o local. Apenas uma, entre todas as guaritas de observação se encontrava em funcionamento. Na área de lazer, uma árvore impede a utilização do escorrego.

A população que utiliza os equipamentos públicos para a prática de esportes também tem de lidar com buracos e desnivelamentos na pista de cooper, os quais, inclusive, já causaram acidentes com pessoas que faziam sua caminhada. Os problemas, no entanto, não param por aí.  Bicicletas e motos circulam constantemen­te no espaço re­servado para pedestres e ati­vidades da Aca­demia da Cida­de que funciona no local. Na pra­ça de eventos, os banheiros públicos encontram-se abandonados e bastante sujos, praticamente inutilizáveis. O presidente do Movimento Lagoa Viva, Edmilson Ro­drigues relatou que uma das portas dos banheiros públicos foi roubada, e, ao entrar em contato com a Emlurb, recebeu uma resposta no mínimo pitoresca. “Liguei e informei o problema, mas a pessoa que me atendeu sugeriu que eu comprasse a porta e fizesse a reposição e que depois eu seria ressarcido”, afirmou. Durante nossa visita, encontramos um tapume fechando o sanitário.

A dona de casa Francisca da Costa Medeiros, de 43 anos, também não poupa críticas ao local. “Aqui na praça tem muito lixo por todo canto, além do mau cheiro que vem da lagoa. Quando a maré está baixa, não tem quem aguente. Assaltos acontecem praticamente todos os dias. Tem uma guarita de observação aqui, mas ninguém se sente seguro, a iluminação e o policiamento não oferecem segurança”, declarou. Francisca, que caminha na praça e leva o filho para brincar no local, também relatou outros problemas. “A pista de cooper que a gente usa é cheia de buracos, as placas são desniveladas, isso sem falar na quantidade de bicicletas que passam por nós sem respeitar ninguém, ou a gente desvia, ou termina sendo atropelado”, declarou a dona de casa

De acordo com a assessoria de Imprensa da Emlurb, o órgão desconhece as denúncias pelo fato de não terem sido protocoladas e orienta a população a entrar em contato com a pasta por meio do telefone 156 para repassar as reclamações. Diante da situação, o órgão informou que enviará uma equipe até o local para fazer um levantamento dos problemas e tomar as medidas necessárias para resolver a situação.

( A mesma pessoa que diz que a Lagoa está ótima e conservada, é a mesma que fala mau do local??)